fbpx
INSPIRA-TE-3

Sobre a formação

Trata-se de um percurso de capacitação dividido em 3 fases: a primeira focada no desenvolvimento de capacidades pessoais, a segunda focada na elaboração do seu objetivo de empregabilidade e a terceira focada na sua preparação para a reinserção no mercado de trabalho, seja através da busca de um novo emprego ou da criação do próprio negócio.

Cada fase tem a duração de 1 mês e prevê um processo de seleção no qual serão escolhidos os beneficiários que passarão à fase seguinte. Para os 10 finalistas há ainda um período de 4 meses de incubação no espaço do Impact Hub Lisbon com mentorias pessoais e profissionais.

botao-candidaturas-01

Timeline

Escola-de-Impacto-Timeline-3

Formações

Fase 1

30 Beneficiários

Competências pessoais

  • Autoconhecimento
  • Espírito de equipa
  • Mercado atual
  • Marca pessoal

Fase 2

20 Beneficiários

Objetivo de empregabilidade

  • Conceito de ideia de negócio
  • Metodologia VCW
  • Design thinking
  • Mentalidade empreendedora

Fase 3

10 Beneficiários

Preparação para a reinserção no mercado de trabalho

  • Plano de negócio
  • Plano financeiro
  • Comunicação
  • Apresentação de pitch

O que esperar

inspira-te-workshops

Workshops

Reconecte-se com o seu talento a partir das suas experiências, habilidades e sonhos

inspira-te-objetivo-profissional

Objetivo Profissional

Coloque sua ideia no papel e comece a desenhar os teus próximos passos profissionais

inspira-te-competencias-tecnicas

Competências Técnicas

Aprenda noções básicas de empreendedorismo, contabilidade, marketing e financiamento

inspira-te-apresentacao

Apresentação

Partilha a sua ideia de negócio, ou objetivo de empregabilidade, com a nossa rede de parceiros

inspira-te-mentoria

Mentoria

Afina as tuas competências em direção ao sucesso com acompanhamento pessoal e para o seu projeto

inspira-te-networking

Networking

Faz parte da comunidade de alumni da Escola de Impacto, parceiros do Impact Hub e da Fundação Ageas

Beneficiários

  • Está em situação de vulnerabilidade, desemprego ou emprego precário
  • Tem mais de 30 anos e escolaridade mínima obrigatória completa (9.º ano completo)
  • Quer transformar os seus saberes e experiências (ofícios manuais, tradicionais, criativos) em negócio ou potenciar a sua empregabilidade
  • Tem experiência profissional acumulada de 5 anos, em uma ou várias atividades
  • Tem motivação para ultrapassar dificuldades e agarrar um desafio que pretende reinseri-las no mercado de trabalho
  • Está em situação de acompanhamento por uma instituição de solidariedade social reconhecida

Edições passadas

escola-de-impacto-inspira-te-anteriores

Em 2017 e 2018 foram realizadas duas edições da Escola de Impacto, onde foram envolvidas mais de 25 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e 35 beneficiários com distintos backgrounds e necessidades de aprendizagem e desenvolvimento. A diversidade tanto dos participantes como dos parceiros envolvidos conferiu ao programa oportunidades de aprendizagem para todos entre todos e não apenas entre formadores-participantes. 

Alguns dos parceiros envolvidos nas edições anteriores: Grupo Ageas, Amb3R, CoolTours, Everis, Stapples, Infraestruturas de Portugal, Fundação PT, Fundação Montepio, Laboratório de Investimento Social, Jerónimo Martins, Fundação Portugal Telecom, Grace, Júnior Achievement, AMI, Centro Sagrada Família, SCML, Lynx asset management, Progma, Atrevia, Universidade Nova SBE, Desafio Global, Novabase, EGOR, entre outros.

Testemunhos

"Não só adquiri novas ferramentas de trabalho como também cresci a nível pessoal."

→ Filipa Batista, participante da 2ª edição, fundadora da Happy You!

"Foi muito importante para mim porque sou de Humanidades e a formação deu-me uma perspetiva mais empresarial, que me permitiu lançar o meu projeto em 2017."

→ Mário Gomes, participante da 1ª edição

"Foi uma nova experiência de aprendizagem que me forneceu ferramentas úteis para a criação do próprio negócio."

→ Margarida Praça, participante da 2ª edição

FAQs

O Inspira-te é um percurso de capacitação empreendedora dividido em 3 fases: a primeira focada no desenvolvimento de capacidades pessoais, a segunda focada na elaboração de um objetivo de empregabilidade e a terceira focada no desenvolvimento de capacidades técnicas e na preparação de uma apresentação para o Demo-day.

O Inspira-te destina-se a beneficiários com as seguintes características: em situação de desemprego ou emprego precário; a partir dos 30 anos de idade, com escolaridade mínima (9.º ano completo); cuja experiência profissional acumulada resulte no mínimo de 5 anos (uma ou várias atividades); seja identificado(a) e acompanhado(a) por uma instituição registada; queira transformar os seus saberes e experiências (ofícios manuais, tradicionais, criativos) em negócio ou potenciar a sua empregabilidade; com motivação para ultrapassar dificuldades e agarrar um desafio que pretende reinseri-los no mercado de trabalho.

30 beneficiários iniciarão a primeira fase da formação, dos quais 20 serão selecionados para a segunda fase e, depois, 10 para a fase final.

Entidades Sociais registadas na Zona Metropolitana de Lisboa podem participar no Inspira-te indicando beneficiários para esta formação. Exemplos de Entidades Sociais são: IPSS, Gabinetes de Apoio Social das Juntas de Freguesia, Gabinetes de Inserção Profissional - GIP, Grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego – GEPE, Associações solidárias, entre outros.

A candidatura de beneficiários pode ser efetuada no seguinte link. Sugerimos a leitura atenta das Condições de Participação onde poderá consultar os requisitos dos beneficiários, o cronograma e também a declaração de compromisso que precisaremos da Entidade Social.

Iremos analisar cada caso. Para que melhor possamos auferir uma resposta ao seu pedido, envie-nos por favor um email para escola.impacto@impacthub.net e partilhe connosco a sua motivação de participação.

Não. A formação é gratuita para todos os beneficiários.

A formação é em formato presencial e irá decorrer na cidade de Lisboa, num local a definir.

A formação está composta por 3 fases e irá decorrer de Outubro 2021 a Janeiro 2022. Cada fase tem a duração de 1 mês e prevê um processo de seleção no qual serão escolhidos os beneficiários que passarão à fase seguinte. Para os finalistas há ainda um período de 4 meses de incubação (de Janeiro a Maio 2022) no espaço do Impact Hub Lisbon.

Contacte-nos através de escola.impacto@impacthub.net

Realização

Impact-Hub-Lisbon

Investidor Social

Fundacao-Ageas
© 2021 Impact Hub Lisbon
Website Design by Humana